A SOPA DE PEIXES DO ALMOUROL – SUAS ORIGENS

Sopa de peixe Almourol – A História

Desde 1991 que a Sopa de Peixe é servida no Almourol Restaurante, sendo fiel à receita original.

É uma sopa rica, com peixes oriundos do rio – fataça, barbo, carpa e enguia, (sável e saboga – na sua época).

Alimento composto de caldo da cozedura dos peixes, sendo espesso e nutritivo; este caldo já é o resultado de uma fervura antecipada e apurada.

Então, após a cozedura dos diversos peixes, onde a cebola, o tomate, o alho e ervas aromáticas perduram, leva uns fios de azeite e sal marinho, a retificar o sabor quase final.

Por fim é-lhe adicionado o pão torrado (preferência caseiro de mistura), em pequenos pedaços e os coentros grosseiramente cortados.

Esta nossa sopa é o resultado de um levantamento efetuado aquando a nossa abertura na década de 90.

Então, é o fruto de pesquisas em livros de culinária da época – nomeadamente livros de etnografia e folclore, também a informação preciosa dos pescadores, gentes ligadas ao rio e em especial as donas de casa da zona.

Nota importante é que esta sopa por vezes, tinha a função de prato principal, dada as necessidades de algumas famílias; poderia ou não ser adicionado uns ovinhos cozidos, para a tornar mais nutritiva.

Uma das particularidades da nossa sopa, é que não lhe é adicionada qualquer tipo de tubérculo, sendo que assim, não possui amidos  ou féculas.

 

Receita

Na RTP 1, em 09/Dez/2020

 

 

Sopa no início ou no fim da refeição?

A ordem pela qual a sopa deve ser servida na refeição é importante, na medida que alguns estudos demonstraram que a ingestão de sopa de legumes no início da refeição, promove a saciedade, contribuindo assim para que não se cometam excessos na ingestão de alimentos no prato principal, tornando a totalidade da refeição menos calórica.

 

No Nosso Facebook

A nossa cozinha

não tem segredos.

 

 

 

Por isso a receita, aqui está a devida receita – retificada para pequena porções.

 

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.