Sabe o que é a ecopsicologia?

Sabe o que é a ecopsicologia?

Comer fora: uma perdição

 Nós somos ribatejanos. É verdade, gostamos de o afirmar.

E, como bons ribatejanos, apreciamos um belo repasto no exterior.

Hoje, vamos falar sobre uma das nossas paixões: comer fora.

 

Sabe o que é a ecopsicologia?

Dentro da psicologia ambiental, existe uma área chamada de ecopsicologia, que se dedica ao estudo da “interdependência psicológica dos seres humanos com o resto da natureza e as suas implicações para a identidade, saúde e bem-estar” (Associação Americana de Psicologia).

Mas comer fora, vocês?

Por termos um restaurante, muitas vezes as pessoas estranham que gostemos de ir à concorrência.

Mas isto é mesmo assim: gostamos de apreciar oq eu se faz fora das nossas paredes e de ver o sorriso na cara dos nossos colegas de profissão.

Por isso sim, nós também comemos muitas vezes fora!

 

Mas que raio de expressão é essa, “comer fora”?

É uma expressão associada a comer fora de casa (pode ser no lado exterior, noutro local que não a própria habitação, em terra estranha, no estrangeiro ou sem participar em algo, sem saber de alguma coisa).

Posto isto: comer fora é comer fora de portas, da nossa porta, ou onde nem sequer há portas…

Comer fora é encontrar um restaurante com esplanada, em que nem para lavar as mãos necessita de portas!

Comer fora também pode ser uma opção económica – basta considerar a seleção dos alimentos (evitar produtos industrializados), pegar na trouxa e encontrar uma sombra ao ar livre!

Comer fora é não ter que pensar no que fazer, e como fazer!

Comer fora pode ser a transferência da decisão, para alguém confecionar as minhas iguarias preferidas!

Comer fora pode ser encarado como um ato em que se socializa com os restantes comensais…

 

Comer fora ao ar livre é mesmo bom?

Comer fora é saudável pela qualidade do ar que respira, pela tranquilidade envolvente, e sem pressas para terminar a refeição.

Comer fora pode integrar também o conceito de restaurante family friendly, um conceito a crescer a olhos vistos, pois os adultos relaxam e conversam e as crianças satisfazem-se, pois têm espaço para brincar.

Comer fora também pode ser em modo “street food” … andando e comendo.

E também vale comer fora, da marmita que previamente preparei…

Comer fora de produtos da horta – ali tão perto!

Comer fora pode permitir a companhia do meu animal de estimação (nestes tempos de pandemia em que se revelou de extraordinária importância).

Comer fora pode ter o inconveniente de trazer alguns insetos que aparecem sem serem convidados – proteja-se previamente

À mesa também se trabalha!

Já pensou numa reunião de trabalho ou uma conversa informal?

Ao associarmos comer fora com trabalhar fora, os resultados são surpreendentes!

O trabalho “fora de portas” incorpora e enraíza valores e conceitos essenciais no mundo da produtividade!

Se para além de comer fizer uma reunião de trabalho e associar a uma atividade outdoor, então isso será sem dúvida inesquecível para todos os participantes!

No seu passeio de barco ou canoa também pode comer fora – qualquer entretém de boca, nestas circunstâncias proporcionará uma vivência única.

 

Mas comer fora no contexto atual é mesmo seguro?

Claro que sim!

A confiança ganha-se acontecendo!

Faça opções inteligentes – pense nos benefícios das refeições ao ar livre. A Natureza é o local certo para saborear alimentos saudáveis e nutritivos.

Passamos cada vez menos tempo ao ar livre, mas a ciência mostra que investir no contacto com a natureza nos torna mais saudáveis e felizes.

Melhora a saúde respiratória, promove a absorção de vitamina D, reduz a ansiedade e o stress, contribui para a qualidade do sono, promove a atividade física e o bem-estar psicológico. A lista de benefícios associados ao ar livre é extensa. E se considerar a importância das refeições em família para fortalecer os laços e a comunicação, existem razões de sobra para almoçar lá fora. No verão, estão reunidas as condições para obter todos os benefícios destes dois mundos – ar livre e família. As refeições ao ar livre são a oportunidade perfeita para desligar o telemóvel, conviver junto da natureza e ingerir alimentos saudáveis!

 

Eventos “à mesa”

Participar num evento sentando à mesa, a comer fora, é também uma experiência sem igual!

Sejam jantares de santos populares ou jantares Enogastronómicos – de degustação e harmonização de iguarias e vinhos (remeter para o outro texto de blog), sejam refeições com dicas de saúde e bem-estar sejam de histórias à mesa, seja jantares com música e poesia…

Aqui, no Almourol, gostamos de ver o sorriso das pessoas, de ouvir as suas gargalhadas e de lhes dar toda a segurança possível, mesmo fora da sua casa!

 

Estamos integrados na envolvente paisagística do castelo Almourol – concelho de Vila Nova Barquinha, Região Turismo do Centro (saiba mais aqui: “A vida é agora” https://turismodocentro.pt/artigo/turismo-do-centro-apresenta-filme-a-vida-e-agora-e-vence-premio-internacional/).

Temos 500 metros de esplanada adaptados a servir clientes, apostamos no bem receber e bem servir, nomeadamente a quem gosta de comer fora.

Temos implementadas medidas de segurança e higiene alimentar há 29 anos, e duplamente reforçadas recentemente!

Apostamos em iguarias e vinhos promovendo o “que é nosso”, e a economia local (os portugueses podem ajudar os portugueses).

Procuramos contribuir para que a gastronomia portuguesa continue como bem imaterial integrante do património cultural de Portugal (Resolução do Conselho de Ministros n.º 96/2000).

Proporcionamos eventos de experiência, trabalhando com parceiros qualificados, permitindo propostas e eventos que acrescentam valor.

Oferecemos espumante a quem fizer anos e vier jantar na esplanada.

Fazemos sugestões e enviamos propostas de refeições e eventos, desde que solicitados.

Em breve, vamos retomar os eventos, à mesa – jantares Enogastronómicos/histórias à mesa e jantares de poesia e música (link para eventos), porque a confiança ganha-se acontecendo

Venha fazer acontecer! Teremos todo o gosto em servi-lo!

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.